Diário de TCC 2 - A escolha do tema

março 14, 2017

Boa noite,


Imagino que não deve ser fácil pra ninguém esse processo de escolha do tema de TCC. No nosso caso, que é um curso técnico de Design é um pouco mais diferente, pois precisamos criar peças gráficas que resolvam a questão da comunicação em determinado assunto (como eu expliquei no post anterior).

Alguns fatores me fizeram escolher o tema "Campanha de Conscientização à Depressão". Eu estou gravando alguns vídeos sobre o TCC, para fazer um diário também no canal, mas ainda não decidi quando e como vou liberá-los, então vamos adiantar algumas coisas aqui pelos posts mesmo. No início éramos um grupo de 5 pessoas, então nosso principal desafio era elaborar um tema que tivesse a ver com todos os integrantes do grupo.

  • Um tema que combine com todos do grupo:

Caso você deseje fazendo um TCC em grupo, é importante levar em consideração que: nem sempre sua roda de amigas são as pessoas que vão te render um melhor trabalho. Isso pode assustar de início, mas vai por mim, não tem nada de mais não fazer TCC com os seus amigos, e a amizade não precisa terminar por isso!

Mas caso insistam, é preciso escolher um tema que todos gostem, e tenham muito interesse em desenvolver. Tivemos várias ideias, mas nada combinava com o grupo. 

Pensei então em fazer algo novo no curso, uma Campanha Social! E fui me apaixonando pela ideia aos pouquinhos. Acabou que nos decidimos em separar, eu continuei com a ideia da campanha social e agora vamos falar sobre o tema dessa campanha.

  • Uma campanha social sobre o que?

Fazer uma campanha social já é desafiador por si só! Ainda mais depois da orientadora me dizer que seria o primeiro TCC sobre o tema que ela estava orientando. Como se não bastasse, eu queria fugir de todas as movimentações atuais como feminismo, movimento de apoio LGBT... etc... Sempre amei assuntos voltados à psicologia e saúde, e como tenho uma pessoa próxima a mim que foi diagnosticada com depressão, entrei de cabeça nessa causa.

  • Por que Depressão?

  1. Preconceito: as pessoas não sabem o que é, quem é diagnosticado e quem nunca conheceu aguem com depressão. Muitos falam o que não sabem ou têm medo de falar sobre.
  2. Medo de conversar sobre: já ouviu alguém dizer: "as pessoas têm medo do desconhecido"? Pois bem, por medo não conversamos sobre isso, e é o maior erro do mundo!
  3. Está se tornando uma das doenças mais incapacitantes do mundo: A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que até 2020 será a doença que deixará as pessoas mais incapacitadas de exercer qualquer função seja profissional ou realização pessoal no mundo. Isso é muito sério e não pode mais ser ignorada.
  4. Tenho uma pessoa que amo muito que sofre desse mal: não tem nada mais estimulante que a causa de ajudar alguém a quem amamos.
  5. 2017, o ano de combate a depressão: depois que  escolhi o tema (ano passado, 2016), fiz várias pesquisas e entrevistas, a OMS decretou que, esse ano, o tema principal do dia mundial da saúde (lembrado em 07 de abril) será o combate a depressão!
Tah bom pra você ou quer mais?!


Esse foi o meu processo de escolha do tema, até que não demorou muito, porém o processo de pesquisa é bem longo proporcional a importância do tema.

Estou amando o desafio, apesar de ter aí um pouco de medo da responsabilidade. Vou continuar compartilhando tudo com vocês. Não deixe de acompanhar o blog: deixando seu e-mail na newsletter (aqui na lateral) você recebe todos os posts em primeira mão!

-------------------------------------------------------------
Fiquem com Deus! Até a próxima!

Você pode gostar também

0 comentários

Fanpage

Flickr

Subscribe