Bullet Journal: Novo método de organização

dezembro 02, 2016

Bom dia.

Vocês com certeza vão me chamar de louca quando eu disser que estou usando um novo método de organização! Não vou nem ousar dizer "aahh, mas dessa vez encontrei o método ideal", estou longe de querer parar de descobrir no mundo da organização, gente... E sempre que eu descobrir algo novo que nos ajude nas tarefas da vida eu vou vim aqui compartilhar com vocês sim!


Hoje vou apresentar à vocês o Bullet Journal, um sistema de organização criado pelo designer americano Ryder Carroll com o intuito de unir passado, presente e futuro em um único caderninho. Ficou confuso? Calma que eu explico:


A proposta principal do Bujo é antes de mais nada facilitar/simplificar suas tarefas do dia a dia; enquanto em agendas convencionais ou planners temos todos os dias catalogados nas páginas, no bullet journal você é quem irá preencher os dias necessários, afinal nem todas as semanas temos tarefas todos os dias não é mesmo? Se fosse num planner, por exemplo, iriamos colar vários adesivinhos nos dias que não listamos tarefas, nas agendas onde cada dia é uma folha pior... várias folhas ficam em branco no fim do ano. Com esse método temos liberdade de realmente montar a semana e/ou mês da maneiro que necessitamos.


O caderno que eu escolhi foi esse estilo moleskini com folhas quadriculadas, mas para o método bullet journal é possível se organizar em qualquer caderno.

A ideia então é, além de "montar" suas semanas como uma agenda manual (como expliquei), fazer listas e coleções do que mais você quiser!

Sei que parece bem confuso no início, para mim também foi muito estranha a ideia de ter uma vida inteira anotada em um caderno, mas aqui você deve abrir sua mente e usar de muita criatividade para se jogar e usar o bujo de todas as formas possíveis e imagináveis.

Vou listar algumas das listas/coleções que estou desenvolvendo no meu:

  1. Planejamento anual: um calendário do ano e algumas datas importantes para lembrar de cada mês;
  2. Planejamento de entrega de trabalho: onde eu listo as datas de entrega dos trabalhos do curso e traço cada etapa para concluí-los;
  3. Filmes assistidos: esse é uma lista, como não consigo listar tooodos (por que são muitos) anoto os mais importantes;
  4. Guia de estilo: estou tentando estudar por conta própria os estilos e minhas formas físicas para me encontrar em relação a roupa e make, então nessa coleção estou anotando todas as informações relevantes;
  5. Logins e Senhas: nunca mais procurar uma senha que anotei em agendas espalhadas pela casa, coloco tudo numa só lista.
  6. Rastreador de hábitos: uma lista de tudo que devo fazer diariamente ou semanalmente e vou ticando se naquele dia eu fiz, no final do mês eu tenho uma base do que estou cumprindo de fato, é ótimo para metas!
  7. Rotina semanal: Uma semana montada com os horários da minha rotina... mas está muito difícil manter a disciplina kk.
  8. Blog: para o blog eu tenho coleção de - Agenda de Divulgação - Banco de Ideias - Montagem de Posts - Estatísticas... enfim tudo o que eu montei no Blog Planner (que você podem baixar aqui) eu coloquei também no bullet;
  9. Loja: a coleção da loja virtual eu ainda não completei, mas planejo organizar preços e produtos, telefone de fornecedores, política da loja, agenda de divulgação, etc

Quero mostrar tudo o que eu já fiz em vídeo para vocês, esse foi um post introdução para saberem o que é esse tal de Bullet Journal.
Então acompanhem o blog que em breve vou mostrar os detalhes de cada lista/coleção assim como a agenda manual.



O que posso adiantar é que, como uma designer em formação está sendo uma ótima ferramento de criação, recomendo pois é ótimo para estimular o processo criativo e a organização de ideias! Está sendo uma experiência incrível!

Gostou do post? Então me conta o que achou, caso tenha um blog também, não esqueça de deixar o link nos comentários para que eu possa conhecer, combinado?!👇👍💗

Fiquem com Deus, até mais!

Você pode gostar também

1 comentários

Fanpage

Flickr

Subscribe