Como começar um blog?

abril 26, 2016

Olá meus amores. 

A ideia de criar um blog veio num momento da minha vida onde eu realmente precisava distrair minha cabeça, se não eu enlouquecia kkk (depois conversaremos melhor sobre o assunto), mas eu vejo que hoje em dia muitas meninas mulheres querem abrir um cantinho como esse e expor suas ideias e seus pensamentos, muitas vezes não sabem nem por onde começar, então hoje além de compartilhar um pouquinho da minha experiencia quero dar uma dicas básicas para você que quer um hobby tão divertido como esse.
Então pegue papel e caneta e vamos organizar essas ideias!


Por que quer ter um blog?

Acredito que a primeira pergunta que deve responder é o que quer e onde quer chegar com um blog? Caso esteja querendo entrar nesse mundo para conseguir uma brilhante carreira de blogueira, vou logo te pedir desculpas, não serei a melhor pessoa a te ajudar nessa.

Eu comecei por que sempre tive a necessidade de CRIAR, quem está perto de mim sabe que não consigo viver uma vida infrutífera, preciso produzir; e pra mim a recompensa está apenas aí. Também acredito firmemente que TODOS NÓS temos algo a acrescentar na vida de outras pessoas, as vezes o que você faz no dias a dia pode ser novo e muito útil na rotina de outra pessoa, por isso apoio a qualquer um a criar um blog ou qualquer plataforma onde você possa expor textos, dicas e muito mais. Mas tenha sempre muito cuidado com o que escreve na internet, (nesse texto explico melhor sobre isso).

Você domina o assunto que quer publicar?

Não queira criar um blog de livros por que todos leem blogs de livros ou de moda-beleza-maquiagem por que todos leem esse tipo de assunto. Cuidado também com a intenção de se tornar aquela blogueira que você ama, o amor é maara mas você precisa pôr a sua identidade em tudo o que faz.

Então anote literalmente os assuntos que quer abordar e tenha a certeza de que vai saber falar sobre eles.

Não escreva o que acha de determinado assunto! Lembre-se: você não precisa ter opinião de TUDO o que é falado nas redes sociais, e trazer sua opinião, muitas vezes momentânea para o seu cantinho pode te prejudicar, afinal o cantinho é seu mas foi criado para edificar a vida de outros (assim eu espero né kk). Então se não tem certeza do que pensa não escreva!

Escolha uma plataforma:

Agora vamos para a prática. Também não sou a profissional do assunto mas se sua intenção é criar um cantinho apenas como um hobby, posso te auxiliar.

Conheço duas plataformas para blog e são as mais usadas: Wordpress e Blogger, já usei as duas. Atualmente estou no BLOGGER e não poderia ser melhor! Por ser uma plataforma Google facilita em muitos aspectos: consigo armazenar as fotos dos posts, personalizar o layout, vincular o blog as redes sociais, e tudo com mais facilidade pois a linguagem é mais simples. As blogueiras profissionais preferem o Wordpress então te aconselho pesquisar sobre em fontes que possa te dar mais detalhes.

Vou deixar o link do blog que tenho na wordpress para vocês verem, ainda está ativo mas não estou atualizando (veja um pouco da minha histórias com blogs nesse post), mas vocês vão perseber bem a diferença no layout e particularmente amo mais o MM Blog, e o melhor: fiz tudo sozinha!!! (https://presentearloja.wordpress.com/)

Domínio:

O domínio é o endereço do seu blog, ex: www.MEUNOMEBLOG.com.br . Muitas pessoas optam por começar com o domínio personalizado pois, claro, fica mais profissional mais chiq etc kk. Mas isso não considero tão necessário para um hobby. Optei por não ter domínio próprio e como vocês podem ver o blog é: www.michellemourablog.BLOGSPOT.com . Esse blogspot.com é obrigatório quando você cria um blog sem domínio, e com o wordpress não é diferente - o endereço também terminam com wordpress.com.

Os domínios são vendidos por sites como o Registro.br, e você paga anualmente um valor até justo, então caso se interesse vale a pena comprar.

Mas antes de comprar pesquise por tutorias de como instalar esse domínio na sua plataforma.

Rotina de Assuntos

Para mim que curto falar sobre diversos assuntos aqui, achei bacana separar cada assunto num dia da semana, assim o leitor pode voltar no dia em que seu assunto preferido será tratado (o que está faltando é conseguir postar todos os dias kk, mas #fikdik): 
  • Anote todos os assuntos;
  • Separe-os em categorias;
  • Separe as categorias nos dias da semana.

Pronto, agora quando tiver ideias do que escrever vai saber organizar o seu cantinho!

Sobre bloqueio de criatividade:

Se seu blog for apenas um passa tempo, não uma profissão (um passa tempo muito sério, que fique bem claro) o bloqueio criativo é inevitável, mas tenho alguns truques que me ajudam bastante nessas horas:
  • Separe um dia da semana só para ter ideias: lembrando que qualquer coisa da sua rotina pode virar um post, então saia anotando tudo;
  • Aproveite os dias de inspiração súbita e anote tudo o que vier na cabeça: anote em lembretes do celular, em caderninhos, em qualquer lugar, mas não deixe nada passar! Aproveite para deixar textos prontos, e no dia do assunto libere o post;
  • Leia outros blogs: já tive várias ideias de post lendo os blogs que gosto. ISSO NÃO QUER DIZER QUE VOCÊ PODE COPIAR OS POSTS ALHEIOS #peloamordeDeus!!!;
  • Pinterest: é o meu queridinho de inspirações, vídeos e post de receitas, DYI's sempre saem dele;
  • Tags: vira e mexe responda uma tag no seu blog, além de ser divertido isso ajuda que seus leitores conheçam melhor sobre quem escreve (eu mesmo adoro ler tags)

Sobre divulgação:

Também não sou a melhor pessoa para aconselhar (definitivamente não tenho tempo de ficar compartilhando os posts em grupos, etc) mas o que posso dizer é: defina seu público alvo.

Ao definir seu público alvo você vai saber melhor a linguagem que vai utilizar em vídeos e textos e aproximar com mais eficiência esse público e vai ter uma ideia de onde buscá-lo para ler através de convites simpáticos ou até mesmo em grupos do facebook.

Outra dica é abuse da sua amiga que amou a ideia de você criar o blog, sempre tem aquela menina mulher linda princesa e maravilhosa (um super beijo para as minhas princesas que me dão a maior força). Divulga os posts e vídeos para ela pois o incentivo é o que dá ânimo de criar, e essas princesas são ótimas em incentivar! #adooro

Divirta-se:

Princesas e príncipes, como o retorno financeiro demora a chegar (sim, até para hobby é possível tirar uma rendinha), divirta-se muuuuuuuuuuuito, por que é bom demais! 

Tudo o que eu faço aqui é por amor, amo ver os textos enfeitados com fotos, ver meu layout com a minha cara... #éMuitoAmorEnvolvido.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Espero ter auxiliado você que tem interesse em criar um cantinho.

Segui o blog e nossas redes sociais:

Fiquem todos com Deus, até a próxima!




Você pode gostar também

0 comentários

Fanpage

Flickr

Subscribe