Não sei qual curso na faculdade escolher...

março 08, 2016

Olá meus amores... como estão? Terça é dia de papiar por aqui, e escolhei esse tema, pois é algo que por um tempo também me incomodou.

Acho super natural sair do ensino médio sem saber qual curso escolher na faculdade, pelo menos onde eu estudei (fundamental e médio), a maioria dos alunos também não estavam preparados para escolher o que queriam fazer da vida.

Tenho alguns amigos que saíram do ensino médio e já embarcaram na graduação, e tenho muito orgulho deles... Mas quero compartilhar um pouco da minha experiência com vocês.


Eu terminei os estudos em 2010, mas desde 2009 eu já trabalhava, fiz um estágio numa empresa e isso me deixou bem interessada pela área da administração, tinha um pouco a ver com o que eu fazia no estágio. Logo depois fui registrada em outra empresa e também atuei como auxiliar administrativo. Então... lá foi a Mi se matricular no curso de ADM da faculdade... E não rolou!

Hoje se alguém me perguntasse sobre graduação eu daria alguns conselhos.

Separei em tópicos para vocês, e espero ajudar alguém aí em relação a essa escolha tão importante:

  1. Faça um Curso Técnico: que tal fazer um test-drive na área que você se interessa? Na minha opinião esse é o papel do curso técnico, aliás, existem cursos tão bons que preparam bem para o mercado de trabalho e muitos optam por não fazer a graduação. E caso você faça o teste com esse curso preparatório e não gostar, pelo menos já estará apto para uma profissão, podendo ganhar uma graninha para se formar no que quiser... olha que maara (sou super a favor do Técnico, tanto é que estou fazendo isso agora kkk)
  2. Faça um curso que você tem certeza que goste: claro que a ABSOLUTA CERTEZA a gente só tem fazendo (pois isso é interessante começar pelo curso técnico), mas o que eu quero dizer é não escolha um curso pelo retorno financeiro que aquela profissão possa te dar nem pela pressão de começar logo sua graduação após o ensino médio, esses são dois erros que muita gente comete e que pode atrapalhar sua carreira profissional.
  3. E se não gostou do curso que já escolheu? Caso você, no meio da graduação, viu que não é nada disso que quer para sua vida, você tem duas opções: se estiver exatamente no meio do curso talvez não valha a pena (financeiramente falando) você abandonar tudo. Pense no curso como uma possibilidade de ingressar no mercado de trabalho, para depois fazer o que realmente gosta. Ou... largue tudo e comece de novo, dessa vez tomando uma decisão com mais propriedade, afinal, como já está no meio universitário, já deve ter conhecido outras opções de cursos.
Essas são algumas das dicas que costumo dar baseando no que meu esposo e eu vivemos. Lembrando também que não há erro nenhum em querer mudar de uma profissão depois de um tempo, sempre é hora de ouvir a voz de Deus e seguir para a direção que Ele escolheu para nós, pois Sua vontade é boa, perfeita e agradável.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Me conta nos comentários o que achou das dicas, e caso já tenha escolhido seu curso, como foi esse processo de escolha?

Espero de coração ter aberto a mente de vocês para as possibilidades. Fiquem todos com Deus e até mais!

Você pode gostar também

0 comentários

Fanpage

Flickr

Subscribe