Treinos Isométricos: O que é? Como funciona? Exemplos

janeiro 27, 2016

Olá meus amores! Estou de volta com um post que preparei com muito carinho: hoje vamos falar de Treino!



Gente preciso começar esse post dizendo que sempre tive MEDO (e a palavra é medo mesmo, sem exagero) de passar informação equivocada aqui, ou simplesmente dizer o que "eu acho" sem propriedade no que vou falar, mas esse é um assunto que eu já venho pesquisando e como já pratiquei exercícios em academias com profissionais na área aprendi mais sobre o tema.

Vou tentar passar para vocês de maneira simples tudo o que sei sobre o Treino Isométrico, mas quero lembrar que não sou profissional de educação física, então se quiserem saber mais sobre o assunto, busquem também em outras fontes (vou deixar um link no final no post). Eu pratico o treino sim, e nunca tive nenhum problema de saúde com isso, e como esse é um espaço onde compartilho tudo o que funciona para minha saúde, fiz o post com muito carinho e espero que gostem!
------------------------------------------------------------------------------------

O que são Treinos Isométricos?


O treino isométrico (ou treinos em isometria) é uma das formas mais eficientes de alcançar uma resistência e força muscular de maneira a não gastar as articulações do corpo.

Em qualquer outro exercício para os músculos: abdominal, flexões de braço ou perna, acabamos usando e gastando articulação do corpo (joelho, coluna, cotovelos), isso a longo prazo pode não ser tão saudável. Esse tipo de treino também é uma ótima opção para quem tem restrições de movimentos, ou tendencia a sentir dores nas articulações.

Como funciona?


O treino em isometria consiste em você forçar certo grupo muscular em uma única posição, sem fazer repetições de movimentos, aqui o que vale é o tempo que consegue ficar parado na posição.

Você facilmente sente o músculo forçar e queimar (que é o que a gente mais gosta quando está treinando, sqn!)


Importante:


É muito importante dizer que, apesar de parecer um treino muuiitoo fácil (poxa, então é só ficar parado??) NÃO É! Além de forçar sim (e muito) a musculatura ele eleva a pressão arterial, portanto é contra indicado para pessoas com hipertensão, na dúvida, consulte SEMPRE um médico antes de começar a praticar exercícios físicos!

Eu também li em outros sites que esse tipo de treino pode causar alguns danos (não sei o grau de gravidade) nos tendões, por ficarmos algum tempo na mesmo posição (não são horas... abaixo eu explico sobre o tempos). Portanto, de acordo com o que já aprendi, não pratique sem antes fazer um aquecimento e não termine sem antes se alongar, alongamento também é muito importante para o corpo!

As vezes, muitas pessoas estão procurando um exercício que queime gordura de determinada parte do corpo, e, apesar de você sentir, com esse treino o músculo queimar isso não quer dizer que a posição está queimando a gordura daquela região. Pesquisando melhor você vai entender que não dá para escolher qual lugar perder gordura primeiro, mas também vai ver a importância que o músculo tem no processo de emagrecimento, acelera o metabolismo e isso é ótimo!  

Exemplos:


Ele pode ser feito junto com seu treino aeróbico ou isolado. Eu quando comecei, contei os segundos que conseguia ficar na posição: a prancha, por exemplo, eu conseguia por 15 segundos, hoje já consigo por 30 segundos. Acho pouquíssimo ainda, estou querendo conseguir ficar pelo menos 1 minuto em cada exercício.

Mas como disse, o que conta nesse treino é o tempo que consegue ficar, e não repetições (como vai dar pra perceber nas fotos, não há movimentos a se repetir) então veja quantos segundos é o seu limite, fique na posição por esse tempo e descanse uns 30 segundos, tente isso por uma semana, na próxima force ficar mais tempo na posição, e gradativamente você vai conquistar mais resistência e músculos mais saudáveis!

Nas fotos a seguir quero mostrar, de maneira bem humilde, pois estou começando com essa prática também, como eu executo o meu treino em isometria, e as setinhas estão indicando os músculos trabalhados em cada posição, e como eu sei quais são esses músculos? Eu reparo quais estão doendo no dia seguinte! kkkk 

Essa posição, acho que é a mais conhecida: é a prancha! Trabalha bem o grupo de músculos do abdômen, além de pegar um pouco do ombro. Você também pode fazer com os braços estendidos. 
A prancha feita na lateral, vai trabalhar os músculos da lateral do abdômen, assim como a coxa e ombro também, atentando sempre para o braço ficar bem alinhadinho com o ombro!

E não vamos reparar na cara de "sofrência" da amiga aqui! Pra mim também é difícil gente, ainda não sou fit... mas estou caminhando hehe :P

Essa posição vai trabalhar os músculos do bumbum, então você vai precisar travar bem o bumbum assim como o abdômen para ter um bom resultado. Ele força também a musculatura do ombro e braço. 
Essa esse aprendi no canal da Gabi Pugliesi, e ela chama de mesa, é ótimo para o adômen!

Essa posição eu aprendi nas aulas que tive de Kung Fu. Lá chamamos de "cavalo", o ideal mesmo seria fazer mais baixo, e aqui vamos trabalhar os músculos internos e externos da coxa.

Outra opção maravilhosa para coxa! Preste bem atenção na coluna, mantenha bem reta! (essa queima que é uma beleza!) 
Um músculo que eu adoro trabalhar é o tríceps (o famoso Tchauzinho), você pode conhecer essa posição em algum treino de tríceps, fazendo o movimento de subir e descer o quadril, mas parado também vai deixar o músculo mais firme.
E para a última posição eu tive que pedir ajuda para os universitários: Esse é meu marido, Nailton, e ele também está fazendo uma posição que aprendemos no Kung Fu (ele praticava comigo). Lá chamamos de ponte, e exige demais do braço, força essa que ainda não tenho, assim como do equilíbrio e da flexibilidade!
Eu espero que vocês busquem saber mais e mais sobre o treino em isometria, caso queira vou deixar esse link com um texto bem completinho com detalhes mais profissionais.


Eu pratico esse tipo de treino junto com minha série aeróbica e os resultados em relação a resistência são maara. 

Gostaram? Então me conta nos cometários o que achou e o que mais quer ver por aqui!

Me sigam também nas redes sociais, e ultimamente estou contando bastante sobre minha rotina no snap: micheli.moura 

Fiquem todos com Deus, cuidando a cada dia mais da saúde!

Até a próxima!

Você pode gostar também

0 comentários

Fanpage

Flickr

Subscribe