Cuidado com o que escreve na internet!!!

janeiro 26, 2016

Bom dia meus amores!

No bate papo de hoje eu quero trazer um tema muito sério, que na verdade já faz um tempo que quero conversar com vocês sobre, que é em relação a o que você escreve para a internet.



E, não, não vim discutir sobre críticas e comentários maldoso por que acho que já temos gente demais falando sobre isso e dando sua opinião. Estou aqui hoje como LEITORA. Um leitora que está farta de ver conteúdo baseado em "achismo", muitas vezes sobre temas seríssimos sem pesquisa nenhuma por trás.

Você provavelmente deve ter até se assustado com o modo grosseiro que comecei o post mas vou contar para vocês um episódio breve que me ocorreu que foi, para mim, a gota d'água!


Tenho uma pessoa que é muito próxima que a pouco foi diagnosticada com depressão (os mais íntimos sabem quem é, mas não quero expor ninguém), reagi a essa situação com um certo receio, por que até então não sabia nada sobre a doença, e como a maioria, fui pesquisar.

No meio da pesquisa, me deparei com um blog (não vou sitar também) de uma jovem de 18 anos que também já tinha passado pelo diagnóstico, com um post que ela titulou de "10 coisas que não se deve dizer para alguém com depressão", me interessei em ler, afinal quando se tem um ente querido que passa por algum tipo de problema nós queremos ao máximo ajudar e não atrapalhar, correto? Correto!

No inicio a jovem contou sobre a sua história, e quero DEIXAR BEM CLARO de que a história e as experiencias de alguém são inquestionáveis! Eu não seria louca de vir aqui questionar o que a jovem passou no seu período de depressão, até por que eu pesquisei sobre a doença e sei muito bem que não é nada fácil. Mas em relação aos 10 "conselhos" que ela deu no post eu questiono sim.

Tive que ler coisas do tipo: "Não pergunte para a pessoa por que é que ela se cortou, nem quando foi que ela se cortou"

Como uma familiar de alguém que está (graças a Deus) se recuperando de algo como a depressão, eu posso te dizer: IMPOSSÍVEL eu não me preocupar quando alguém que eu AMO está se auto mutilando!

Mas o perigo não é EU ter lido, pois consegui reter o que era bom do texto e descartar esse tipo de "conselho" que citei. O perigo é PESSOAS QUE ESTÃO PASSANDO PELA DEPRESSÃO e ainda não estão recebendo tratamento lerem esse tipo de texto!

Os comentários que eu encontrei ao terminar de ler eram tão tristes, que eu não sei como descrever!!! Pessoas que concordavam com vários absurdos que eu li no texto, um texto que podia AJUDAR, afundava mais ainda as pessoas no problema.

------------------------------------------------------------------------

É lamentável como existem pessoas que não têm o mínimo de amor e respeito ao próximo quando estão construindo um conteúdo, o que vemos por aí são posts muito egoístas eu diria. As pessoas estão escrevendo o que elas não gostam de ouvir, sem pesquisas, simplesmente por que ela "acha" que as coisas são do jeito dela.

Eu acho super válido você usar o espaço do seu blog para compartilhar suas experiencias, até por que é um espaço seu, e eu faço isso por aqui também, mas será bem menos egoísta se isso for passado com uma pitadinha de informação. Informação pesquisada e bem construída, de maneira que não seja preconceituosa e não ofenda. Podemos até passar uma opinião sobre determinado assunto, mas posso te garantir que é possível passar um opinião sem ofender!

Certa vez eu vi um monge, num vídeo sobre vaidade, dizer o seguinte: "é muito fácil escolher uma roupa para sair, é só escolher uma roupa confortável, que não agrida as pessoas que estarão no local onde você vai...", não sou obrigada a concordar com tudo o que o monge disse no vídeo, mas como gosto de reter o que é bom, essa frase eu guardei para mim. 

Que tal, quando a gente escrever um post, a gente respeitar mais quem está lendo e falar menos sobre o que a gente só "acha e pronto"?
Tenho certeza que seremos bem sucedidos, pois vamos estar agregando a vida de pessoas, afinal de contas, pessoas são PESSOAS!

---------------------------------------------------------------------------------

E apesar das palavras firmes, é com muito carinho que eu escrevi o post de hoje.

E você, qual tipo de post não te agrada? Fale comigo nos comentários, vou adorar ler.

Fiquem todos com Deus, até amanhã!

Você pode gostar também

0 comentários

Fanpage

Flickr

Subscribe